FILIPE RET fez da internet o terreno fértil de suas ideias, levando a estética das ruas cariocas para o mundo virtual. Com uma comunicação direta e objetiva, o rapper carioca criou um estilo próprio que conquistou uma legião de fãs de todo país nas redes sociais. Do mundo virtual das Máximas Retianas para a realidade dos palcos brasileiros foi um pulo. Da parceria com beatmeker MÃOLEE nasceu uma estética sonora original e diferenciada. Mas foi na sociedade com a TUDUBOM Records, que Filipe Ret encontrou o terreno perfeito para criar e lançar seus trabalhos. De estúdio a gravadora independente, a banca capitaneada por Ret, Mãolee e Daniel Shadow vem ganhando cada vez mais espaço na cena do rap carioca.

RET é considerado um rapper da nova safra artística brasileira, que naturalmente incorporou elementos mais modernos ao hip hop, bebendo na fonte de seus ídolos e com discurso contemporâneo politizado. Enquanto a tradicional imagem do gênero remete aos guetos suburbanos, com letras sobre violência e uma postura de oposição à grande mídia, essa nova geração carrega texturas bem mais comerciais e busca uma aproximação do rap com o fluxo pop mainstream. No caso do FILIPE RET, suas músicas são marcadas pelo romantismo e por um flow diferenciado com bases mais harmônicas e melodias marcantes. Há influências da música negra brasileira, como o groove de Tim Maia e Jorge Ben, mas o que se sobressai são os beats graves e timbres mais eletrônicos provenientes do trap norte-americano, mesclados com a melodia cantada do funk carioca.

Com uma estética musical versátil, FILIPE RET vem dialogando com outros gêneros da música popular, como o pagode e o funk. Admirado por artistas do gênero, participou do DVD do MC TH, que faz referência a ele em uma de suas músicas. Com a funkeira Ludmilla gravou a música “abstinência”, lançada em seu último trabalho. Recentemente, recebeu os MC’s Nêgo do Borel, Maneirinho e Carol de Niterói no palco do Circo Voador em uma noite de casa lotada na Lapa.

Há um ano, RET estreou seu segundo disco, REVEL. Desde seu upload nas principais plataformas digitais e canais de streaming, o trabalho acumula mais de nove milhões de views. Do álbum, nasceram dois novos clipes, “Invicto” e “ Só Pra Você Lembrar”, ambos seguiram o mesmo caminho dos anteriores, “Neurótico de Guerra” e “D.U.T.U.M.O.B”, e configuram entre os vídeos mais assistidos do Youtube. Recentemente lançou o single “Vivendo Avançando”, um novo sucesso de views nas redes.

O Clipe de “Chefe do Crime Perfeito” já tem mais de dois milhões de visualizações no youtube. Assista: